Errei meu MDFe: Como corrigir?

O MDFe (Manifesto de Carga eletrônico) é o documento destinado para o transporte de mercadorias, sendo utilizado para a circulação. Contudo, devendo sempre ser emitido quando possui transporte interestadual ou intermunicipal.

Entendemos que erros acontecem e, com isso, precisamos corrigir o documento para que não ocorra nenhum problema relacionado com multas em postos fiscais. Pensando nisso, abaixo as melhores soluções.

Primeira opção

  • Cancelamento do MDFe

No primeiro caso, a melhor opção é realizar cancelamento do MDFe, que deve ser feito dentro de 24h, exceto no estado de MT que o cancelamento é dentro de 8h. Depois disso, pode realizar a emissão do seu novo documento com os dados corretos.

A opção de cancelamento, está localizada no botão de ações do MDFe.

Segunda opção

  • Encerrar o MDFe e gerar um novo

Depois que passar do prazo de cancelamento do MDFe, é impossível realizar o evento de cancelamento. Com isso, é necessário verificar o que você errou no MDFe e gerar um novo documento. Exemplos de MDFes com dados errados:

  • MDFe gerado com placas ou motorista errado.
  • MDFe gerado faltando CTes ou NFes.
  • MDFe com peso, valor da carga, cidades, ou percurso errado.

Lembrando que, para corrigir o motorista possui a opção de incluir motorista, localizada no botão de ações do MDFe. Ao realizar essa opção, irá constar o motorista apenas no XML do MDFe, não sendo alterado no PDF.

 

 

Isso foi útil para você?

PARA CONTADORES E TRANSPORTADORAS

O Emissor de CTe, MDFe e CIOT mais simples e rápido

SimplesCTe é o emissor de CTe e MDFe super rápido e simples de usar. Emita documentos de transporte em segundos, praticamente no automático.

Contato