O MDFe (Manifesto de Carga eletrônico) é o documento destinado para o transporte de mercadorias, sendo utilizado para a circulação. Contudo, devendo sempre ser emitido quando possui transporte interestadual ou intermunicipal.
Entendemos que erros acontecem e, com isso, precisamos corrigir o documento para que não ocorra nenhum problema relacionado com multas em postos fiscais. Pensando nisso, abaixo as melhores soluções.
Primeira opção
- Cancelamento do MDFe
No primeiro caso, a melhor opção é realizar cancelamento do MDFe, que deve ser feito dentro de 24h, exceto no estado de MT que o cancelamento é dentro de 8h. Depois disso, pode realizar a emissão do seu novo documento com os dados corretos.
A opção de cancelamento, está localizada no botão de ações do MDFe.
Segunda opção
- Encerrar o MDFe e gerar um novo
Depois que passar do prazo de cancelamento do MDFe, é impossível realizar o evento de cancelamento. Com isso, é necessário verificar o que você errou no MDFe e gerar um novo documento. Exemplos de MDFes com dados errados:
- MDFe gerado com placas ou motorista errado.
- MDFe gerado faltando CTes ou NFes.
- MDFe com peso, valor da carga, cidades, ou percurso errado.
Lembrando que, para corrigir o motorista possui a opção de incluir motorista, localizada no botão de ações do MDFe. Ao realizar essa opção, irá constar o motorista apenas no XML do MDFe, não sendo alterado no PDF.