CTe errado e MDFe encerrado: O que fazer para corrigir?

Normalmente, é obrigatório fazer um CTe (Conhecimento de transporte eletrônico) e gerar um MDFe (Manifesto de carga). Porém, sabemos que erros podem acontecer ou o cliente solicitar o cancelamento do CTe ou do MDFe.

O cancelamento deve ser feito clicando nas ações do CTe, e depois em cancelar CTe. Se possuir MDFe no prazo, será cancelado junto com seu CTe e assim, poder fazer a emissão do novo documento. Lembrando que,  o cancelamento do CTe é de 7 dias e do MDFe 24h. Exceto no estado de MT, que possui 8h para ser cancelado o MDFe.

Caso, tenha clicado em Encerrar MDFe, a SEFAZ não te permite mais cancelar o CTe, por estar informando ao fisco o ENCERRAMENTO daquele serviço. Então, é importante ficar atento quando precisa CANCELAR e quando precisa ENCERRAR o MDFe (Manifesto).

Se o MDFe foi encerrado, e precisava cancelar, a SEFAZ não irá permitir cancelar o CTe. A alternativa para correção do seu CTe, é verificar o motivo do cancelamento e identificar se as opções abaixo podem ajudar:

O cancelamento extemporâneo é também uma opção, contatando a SEFAZ do seu estado e verificando disponibilidade.

 

 

Isso foi útil para você?

PARA CONTADORES E TRANSPORTADORAS

O Emissor de CTe, MDFe e CIOT mais simples e rápido

SimplesCTe é o emissor de CTe e MDFe super rápido e simples de usar. Emita documentos de transporte em segundos, praticamente no automático.

Contato