Cancelamento de MDFe: qual o prazo e quando devo solicitar

O cancelamento de MDFe ainda é uma ação que gera bastante dúvida e é até confundido com o encerramento de MDFe. Entretanto, estas são operações diferentes. Confira abaixo:

Qual o prazo para cancelar o MDFe?

O MDFe deve ser cancelado em até 24 horas depois da autorização da SEFAZ, caso a operação transporte não tenha acontecido. 

Além disso, o cancelamento do MDFe é utilizado para alterar informações do documento ou de um outro documento interligado a ele. 

Experimente o SimplesCTe

Emita seu CTe e/ou MDFe em segundos. Experimente grátis agora mesmo!

Onde cancelar o MDFe?

O cancelamento de MDFe deve ser realizado dentro do próprio sistema emissor. Após isso, vale lembrar que um novo documento deve ser emitido com as informações atualizadas. 

Assim, você evita penalizações por uma operação de transporte sem a documentação necessária. 

Leia também: encerramento de MDFe – o que é e como funciona.

Qual a diferença entre cancelamento e encerramento de MDFe?

O cancelamento e o encerramento de MDFe são duas operações diferentes. O encerramento do MDFe deve ser feito quando o transporte é finalizado, em todos os casos. 

Já o cancelamento de MDFe deve ser solicitado quando o documento for emitido com informações inconsistentes, ou ainda, quando o transporte acabou não sendo realizado. 

E aí, ficou mais fácil de entender as diferenças e obrigações? Esperamos que sim. Se você ainda tiver dúvidas, deixe um comentário abaixo e te ajudaremos em breve! 🙂

Isso foi útil para você?

PARA CONTADORES E TRANSPORTADORAS

O Emissor de CTe, MDFe e CIOT mais simples e rápido

SimplesCTe é o emissor de CTe e MDFe super rápido e simples de usar. Emita documentos de transporte em segundos, praticamente no automático.

Contato