O CTe de subcontratação, também conhecido como “Contra CTe” é o documento emitido pela transportadora subcontratada para cobrar o frete da transportadora que a subcontratou.
Mesmo não sendo obrigatório em alguns casos, há situações em que a transportadora subcontratada precisa emitir o CTe de subcontratação.
Essa exigência pode ocorrer nos casos:
- Quando a transportadora subcontratante exigir este documento para pagar pelo serviço prestado;
- Quando a UF envolvida na prestação de frete exigir este documento;
Após selecionar a opção de CTe de Subcontratação é possível utilizar a opção do XML, Chave de Acesso ou pela opção Adicionar outro documento:
- Opção XML do CTe da outra transportadora é o processo de emissão mais simples e rápido, nisso, após selecionar a primeira opção o sistema irá buscar todos os dados deste CTe, automaticamente, e o cliente precisará apenas informar o valor de frete e a tributação do seu CTe.
- Opção Chave de acesso é necessário possuir o PDF do CTe que a outra transportadora emitiu, nesse sentido, primeiro você informará a chave de acesso do CTe e em seguida, o documento que foi utilizado para gerar o CTe da outra transportadora. Ou seja, essa informação você encontra em “documentos originários” no PDF do CTe da outra transportadora. Sendo assim, irá seguir com o preenchimento dos campos conforme o CTe que está se baseado, como se fosse um espelho do outro.
- Opção Adicionar outro documento, é utilizado nos casos em que você não possui XML ou Chave de acesso do CTe que a outra empresa emitiu. Portanto, todos os dados você irá informar de forma manual, precisando digitar todos os campos.
Abaixo, disponibilizamos um vídeo ensinando realizar a emissão do CTe de Subcontratação. Caso ainda possua dúvidas, nossa equipe de suporte está disponível para te ajudar!