Neste artigo, vamos entender como funciona a emissão de um CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) utilizando uma na Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Existem três formas principais de gerar o CTe, que são:
- XML da NFe
- Chave de Acesso da NFe
- Busca Automática de Notas na SEFAZ
1. Se você tem o XML da NFe:
Se possuir o XML da Nota Fiscal Eletrônica, poderá clicar na opção “Buscar XML no computador”. Isso abrirá uma tela onde você poderá selecionar o arquivo XML e carregá-lo no sistema. A partir daí, todos os campos necessários para a emissão do CTe serão preenchidos automaticamente com as informações do XML da NFe.
2. Se você tem um PDF ou imagem da NFe:
Se você tem apenas o PDF ou uma imagem da NFe, clique na opção “Digitar chave de acesso”. Nesse caso, será necessário digitar a chave de acesso da NFe manualmente. Após isso, os campos do CTe precisam ser preenchidos manualmente com as informações da sua nota fiscal, funcionando como um espelho da NFe.
3. Busca Automática de Notas na SEFAZ:
A opção “Busca Automática de Notas na SEFAZ” é indicada quando a sua empresa está identificada como transportadora na NFe. A SEFAZ publica as notas a cada hora, o que facilita a busca e seleção da nota para a emissão do seu CTe.
Importante:
As informações do CTe sempre serão baseadas na sua nota fiscal, ou seja, o CTe será um espelho da NFe, com todos os dados correspondentes.
Agora que você já conhece as diferentes opções, basta escolher a mais adequada e iniciar a emissão do seu CTe. Se ainda tiver dúvidas, nossa equipe de suporte está à disposição para ajudá-lo!
Abaixo, você encontrará um vídeo explicativo sobre como emitir o CTe a partir de uma Nota Fiscal Eletrônica.