Nesse artigo, vamos explicar como funciona a emissão de CTe por nota fiscal eletrônica. Desse modo, a emissão do seu CTe pode ser gerada por três opções, sendo elas: XML da NFe; Chave de Acesso da NFe; Busca Automática de notas na SEFAZ.
- Se você possui o XML da nota fiscal eletrônica, pode clicar na opção de “Buscar XML no computador”. Com isso, abrirá uma tela para selecionar o XML e carregar no sistema e nisso, será preenchido todos os campos de emissão do CTe conforme as informações do XML utilizado.
- Se você possui um PDF ou imagem da nota fiscal eletrônica, pode clicar na opção de “Digitar chave de acesso”. Com isso, precisará digitar a chave de acesso da sua NFe e depois todos os campos conforme consta na sua nota fiscal, como se o CTe fosse um espelho da sua nota fiscal eletrônica.
- Por fim, a opção de Busca automática de notas na SEFAZ é utilizada quando sua empresa, é citada no campo transportador da nota fiscal eletrônica e nisso, a SEFAZ publica as notas de hora em hora. Facilitando que você selecione a nota e utilize no seu CTe.
Lembrando, que as informações do CTe sempre serão baseadas no seu documento, ou seja, como se fosse um espelho da nota fiscal.
Agora que ficou mais claro sobre cada tipo de opção, você pode selecionar e iniciar o processo de emissão do seu CTe. Caso ainda possua dúvidas nossa equipe de suporte está disponível para te ajudar!
Abaixo, disponibilizamos um vídeo explicativo sobre a emissão de CTe com nota fiscal eletrônica.