O que é o CIOT?
O CIOT é um código identificador de transportes, utilizado para o pagamento do frete ao prestador do serviço (motorista/proprietário). É um código gerado através de um sistema emissor de CIOT que fará a ligação de dados juntos a ANTT, que é a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Quando devo gerar?
Como descrito acima, você já sabe o que se trata a sigla “CIOT“. Sendo assim, deve ser gerado o CIOT sempre que contratar um TAC (Transportador Autônomo de cargas) ou alguma empresa/cooperativa que possua até 3 veículos vinculados na frota com registro RNTRC (ANTT).
Prazos: – A obrigatoriedade de cadastrar a Operação de Transporte e da correspondente geração do CIOT será aplicável somente para os casos de contratação ou subcontratação de TAC e TAC-equiparado. Após ulterior Deliberação da ANTT, conforme Resolução ANTT nº 5.879, de 26 de março de 2020, serão definidos novos prazos para adequação de sistemas.
Como fazer a geração do CIOT?
O CIOT deve ser gerado pela transportadora ou pelo cliente da transportadora (conforme negociação entre ambos) que contratou um Transportador Autônomo, Empresa/Cooperativa através de um sistema emissor de CIOT, que pode ser encontrado no Google.
No SimplesCTe temos a integração com os sistemas emissores de CIOT, por exemplo, a TruckPadPay ou Extratta. Para essa geração através da integração no SimplesCTe é preciso apenas possuir o recurso adicional de CIOT no plano. Caso não possua ou não tenha interesse no momento, é possível gerar no próprio sistema emissor de CIOT e então, colocar a numeração de CIOT no MDFe (Manifesto de Carga).
Abaixo vídeo demonstrativo da emissão com a integração.