Diariamente, a transportadora lida com diversos tipos de carga, e o uso da carroceria adequada pode ser decisivo para assegurar a execução de um transporte. Sabemos que há muitos modelos de carrocerias no mercado, mas é fundamental termos conhecimento para não errar na escolha e investir naquela que melhor atenda às suas demandas.
Abaixo citamos os principais tipos de carrocerias que são aceitas na autorização da SEFAZ. Caso queira conferir a nota técnica de MDFe, clique aqui e vá para a página 21 ou 23 do projeto.
- Não aplicável: Considera-se veículos que não possuem uma carroceria específica, ideal para cadastro de tanques, caçambas, boiadeias e etc…
- Aberta: Veículos de compartimento descoberto são ideais para cargas que não necessitam de proteção reforçada, apresentando-se como uma opção versátil e eficiente para o transporte de mercadorias.
- Fechada/Baú: Considera-se veículos de compartimento fechado, ideal para cargas como caixas, embalagens, eletrônicos, paletes, fardos e diversas cargas secas do sol e calor do ambiente.
- Graneleira: Considera-se veículos com grades altas destinados para grãos, fertilizantes e adubos.
- Porta Container: Considera-se veículos que totalmente fechados com metal, geralmente utilizados para fretes com destinos portuários.
- Sider: Consideram-se veículos fechados com lona, nos quais a carga e descarga são realizadas lateralmente. Ideal para cargas paletizadas, como autopeças, alimentos, produtos de limpeza e etc…