O vale-pedágio é obrigatório constar na emissão do MDFe, por conta da Lei nº 10.209, isso acontece pelas reinvindicações dos caminhoneiros autônomos por informarem que não é uma obrigatoriedade deles o pagamento do pedágio e com isso, tem o objetivo de garantir a maior segurança aos motoristas e prevenir a ocorrência de práticas abusivas.
O que é o vale-pedágio e quem precisa emitir?
É um benefício obrigatório que deve ser pago para motoristas autônomos e transportadores que fornecem serviço de transporte.
O vale-pedágio é emitido pelo contratante do transporte, ou seja, sendo a transportadora ou cliente da transportadora. Dessa forma, realizar a emissão do vale-pedágio, garante a segurança e o risco de não levar multas por não emitir e destacar no MDFe.
Como funciona para gerar o vale-pedágio?
Para gerar o vale-pedágio, é necessário estar cadastrado em uma empresa emissora, que ficará responsável por conectar os dados à ANTT e emitir os comprovantes e recibos do vale.
No SimplesCTe possuímos integração do vale-pedágio junto com a TruckPad, dessa forma, apenas é necessário possuir cadastro com a empresa e o recurso adicional em seu plano.
No momento da emissão do Manifesto de carga (MDFe), clicando na opção de informações adicionais, poderá gerar automaticamente o vale-pedágio utilizando as Tags da Sem Parar ou da ConectCar, também, o sistema lhe mostrará as rotas disponíveis e o valor que seria investido de pedágio.